terça-feira, 3 de novembro de 2009

O significado das Cores

Curso de Cromoterapia

Na cultura ocidental, definimos cor apenas como vibração. E como todo campo vibratório dispende energia, as cores também dispendem energia.

Esta energia emanada de cada cor do espectro, que são as cores base, e exerce influência sobre as pessoas, nos campos do mental, do físico, do emocional e do espiritual, provocando sensações e lembranças.

Num contexto mais amplo, a percepção das cores não se dá diretamente pelo estímulo visual. Ao invés disso, o comprimento das ondas são simbolizados como estímulos psicologicamente significativos e, como tais, são percebidos sensorialmente e a estes estímulos é que reagimos.

A prova disso é que pessoas cegas podem identificar as cores.

O mundo ao nosso redor é cercado de uma variedade enorme de cores, todas derivadas das setes cores básicas do espectro. Mas o significado de cada cor varia culturalmente e historicamente.

Com base nisso, algumas cores ganharam um significado duradouro, sendo este baseado nos aspectos naturais, que apesar de pequenas variações, mantém um significado comum por exercerem profunda associação psicológica nos seres humanos, como por exemplo a cor vermelho, a cor do sangue.

Vou fazer uma descrição histórica com determinadas culturas e o significado atual das cores.

---------------------------------------------------------------------------------

Branco: Pitágoras, o filósofo grego, acreditava que a cor branca continha, além de todas as outras cores, todos os sons. Esta crença reflete-se na propriedade da cor branca de representar a divindade, sinceridade e transformação nos simbolismo do som dos sinos e gongos.

A cultura ocidental relaciona-o à inocência, pureza, paz, reverência, simplicidade, esterilidade, rendição, segredo e silêncio. Na cultura européia, representa pureza e verdade.

É uma cor fortemente reagente à luz, criando uma impressão luminosa do vazio ou infinito.

---------------------------------------------------------------------------------

Preto: É a ausência de cor, mas representa o poder absoluto, dominação, submissão. A Idade Média é psicologicamente associada e esta cor, o período negro da história, devido à forte presença da ignorância, submissão, a malegnidade, medo e morte.

Esta não cor, representa a ausência de vibração, a cor da noite, da proteção, do afastamento.

As impressões derivadas são a falha, os erros, o mistério, a impureza, o ódio, a ira, o medo e a ignorância. Mas também transmite uma mensagem de sobriedade, nobreza, elegância, sofisticação, modernidade, formalidade e misticismo (recolhimento interior).

---------------------------------------------------------------------------------

Cinza: Pode ser simbolizado pela transição da luz e a escuridão, ou entre o branco e preto. Simboliza neutralidade, indecisão e ausência de energia.

No aspecto psicológico está fortemente relacionada aos estados de desânimo, melancolia, tristeza, frieza e indiferença.

Em contrapartida, no aspecto visual de brilho, luxo, sofisticação, elegância e sutileza.

---------------------------------------------------------------------------------

Vermelho: Como já mencionado, o vermelho está psicologicamente relacionado à energia vital, ao sangue. Os vampiros alimentam-se de sangue, mas na verdade nutrem-se da energia contida no sague (vermelho) da vítima. São seres sensuais e eróticos, estando a cor associada a sensualidade, paixão, virilidade e energia.

Antigamente ervas eram amarradas com uma fita vermelha e esta era, por sua vez, amarrada em volta da cabeça para aliviar a dor da enxaqueca.

A cor vermelha é bastante desagradável para os maus espíritos, por essa razão, na China, os rabichos dos sábios eram trançados com uma fita vermelha para afastar os maus espíritos e as mães faziam o mesmo com o cabelo das crianças ou as costuravam dentro do bolso pela mesma razão.

No Japão, crianças com catapora são mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura.

Os ingleses usavam lenços vermelhos no pescoço para afastar os espíritos que causavam o resfriado e as runas dos povos nórdicos eram marcadas em vermelho.

Os japoneses presenteiam recém nascidos com sapatinhos vermelhos, símbolo de saúde e vitalidade.

Os povos celtas associavam-no à morte e ao Além.

Na cultura europeia, é relacionado com vitalidade, força, generosidade e grandes feitos e coragem.
No mundo contemporâneo, significa perigo, alerta, proibição.

As pessoas que se identificam com esta cor têm uma personalidade extrovertida, um temperamento vital, ambicioso e material e deixam-se levar pelos impulsos, ansiando por experiências fortes.

Simboliza sangue, fogo, revolução, alegria, ação, paixão, força, disputa, desconfiança, destruição, impulso, perigo, proibição, energia, amor, alegria (China), crueldade e raiva.

---------------------------------------------------------------------------------

Azul: Azul era a cor sagrada dos Druidas; no dia 18 de Agosto, durante a celebração do Eisteddfod no velho país de Gales, druidas desejando obter o título de Bardos vestiam-se de verde para a cerimônia; aquele que ganhasse o título recebia permissão para fazer a leitura de um livro de runas, era abençoado com uma espada e ganhava uma fita Azul. Daí por diante o novo bardo se unia ao grupo tão honrado em Gales.

Na Escócia as pessoas usam roupas azuis para restaurar a circulação.

No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoço para evitar doenças.

Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado.

O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas.

É a cor das roupas de Odin, deus supremo dos povos Nórdicos.

O deus hindu, Vishnu era azul.

É a cor das roupas de Nossa Senhora.

Nas culturas orientais o azul é conhecido como o envelope áurico que contém e sustém a vida.

O céu ou o mar azul produz a sensação de serenidade, confiabilidade, fluidez, equilíbrio, serenidade, harmonia, bem-estar e tranquilidade. É a cor do infinito, da profundidade imaterial, do frio ártico, dos sonhos.

Também significa conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência e raciocínio lógico, a inteligência.

É a cor deste verão, representando a tecnologia, o avanço a desintegração do negativo, a reflexão profunda da alma, da imortalidade, da sabedoria, da fidelidade, sabedoria, do senso de justiça, da serenidade, a cumplicidade.

---------------------------------------------------------------------------------

Verde: Está relacionada fortemente à natureza, aos aspectos naturais e cíclicos. É composta por cores de emoção (amarelo = quente) e de julgamento (azul = frio), é uma cor que representa o equilíbrio.

Na Irlanda o verde é associado às fadas e acredita-se que pode dar azar devido a esta ligação. Entretanto se você soprar gentilmente a lanugem do cardo ou do dente-de-leão para ajudar as fadas no seu caminho, você pode usar esta cor com impunidade.
No antigo país de Gales, o verde era a cor usada pelos druidas durante a cerimônia do Eisteddfod.

Está associado à Primavara, simboliza o renascimento, a fertilidade e a vida. Significa realidade, esperança, razão, lógica, juventude, prosperidade, abundância, riqueza, frescor, conhecimento, sabedoria e revelação.

---------------------------------------------------------------------------------

Amarelo: O amarelo representa o poder do Sol, a origem da vida e da força imaterial e são representados pelas deidades como o deus egípcio Ra e o deus grego Apolo.

Na Idade Média os curandeiros prescreviam água ou licores com folhas de ouro para a cura de problemas nos olhos e como tratamento das doenças graves.

Desperta sensação de otimismo, alegria, felicidade, idealismo, concentração,motivação, riqueza (ouro), estímulo do intelecto.

---------------------------------------------------------------------------------

Magenta ou Violeta: É um tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egípcias nas figuras de Júpiter e Osíris. Associa-se às dimensões sagradas, justiça, diligência, nobreza de espírito, pensamento religioso, inspiração, lucidez, reflexão, profundidade, introspecção e experiência. Está relacionado com o lado emocional e espiritual, em perfeita comunhão com a nobreza, realeza e dignidade e resplandecência.

Na igreja católica a cor Violeta é usado pelos padres para transmitir santidade, humildade e consagração.

Na China o violeta simboliza a morte e a dor e é a cor das viúvas.

É a cor da lucidez e da reflexão. Transmite profundidade e experiência. Está relacionado com o lado emocional e espiritual, até mesmo com a introspecção. É místico e melancólico. Representa a realeza, a dignidade e a sumptuosidade. Em terapia da cor, é relacionado com intuição, misticismo, inspiração e criatividade.

---------------------------------------------------------------------------------

Laranja: Nas culturas ocidentais como orientais, as flores de laranjeira são usadas pelas noivas como um símbolo de fertilidade.
Psicológicamente está relacionado com a pró-atividade, espontaneidade, movimento, energia, criatividade, felicidade, entusiasmo, atração, ludismo, prosperidade.
Na cromoterapia é empregado como um poderoso antidepressivo. Na aromoterapia as essências de damasco e pêssego tem o mesmo efeito entusisástico e alegre.

---------------------------------------------------------------------------------

Marrom: É a cor da Mãe Terra. Está fortemente relacionada com estabilidade, segurança, realismo, disciplina, cautela, repressão emocional, medo ao mundo exterior, à estreiteza de planos para o futuro.

Psicologicamente está relacionado à falta de auto-estima e falta de auto-conhecimento.

---------------------------------------------------------------------------------

Rosa: A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antigüidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos no mês de maio enfeitam-se os túmulos com rosas.

A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.

Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.
Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.

Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor. Atualmente significa sensualidade, beleza e romance e suavidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário