Em meio a tanta preocupação com trabalho, família e casa, o nosso dia-a-dia acaba nos tornando sobrecarregadas, e todas estas preocupações afetam a qualidade e muitas vezes a duração do sono.
Durante o sono o cérebro mantém-se em intensa atividade. Ele mantém um ritmo próprio, executa tarefas bem definidas e mantando o equilíbrio entre substâncias químicas e impulsos elétricos.
Quando o sono é prejudicado, quer seja por despertarmos espontâneamente, quer seja por
sermos despertados, quer seja por termos apenas poucas horas para dormir, isso tudo acaba por prejudicar nosso humor, disposição, rendimento, capacidade de raciocínio lógico, a tenacidade de pele do rosto, o corpo e a alma, sem falar da nossa saúde em geral.
Quando não dormimos bem nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol. Este hormônio
normalmente é liberado em situações de estresse e irritação, quando estamos acordados. Isso mesmo, mesmo dormindo, o cérebro é capaz de reconhecer as situações que o irritam enviando ao corpo a mensagem para que seja produzido o cortisol.
Como o cortizol nos afeta?
O cortisol é liberado pelo córtex das glândulas adrenais, sendo o principal hormônio regulador do sistema imunológico.
Quando em excesso, este hormônio tem o efeito sobre o metabolismo, sendo responsável pela redução do metabolismo das proteínas e dos carboidratos.
Em resumo, ao longo do tempo dormir mal resulta em aumento do peso corporal, aumenta a incidência de diabetes tipo 2, pode desencadear em depressão, problemas cardiovasculares, problemas de memória entre outros.
Ao contrário de uma noite mal dormida, quando dormimos bem o corpo produz o hormônio do crescimento em maior quantidade. Outro hormônio produzido durante uma boa noite de sono é a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. Sendo assim, tendemos a comer mais se não dormirmos bem.
A grelina é outro hormônio liberado durante uma noite de sono bem dormida. Ele é responsável pelo apetite, portanto ao dormir bem sua produção fica diminuída.
Os efeitos de uma noite em claro sobre a pele do rosto são ainda mais perceptíveis, em função do aumento das linhas de expressão. Isto ocorre porque quando acordados não relaxamos a musculatura do rosto e do corpo, resultando em movimentação excessiva dos movimentos da face. Não podemos esquecer que existem músculos na face e quando a musculatura trabalha em excesso isso afeta a aparência da pele.
Uma noite de sono bem dormida, em quantidade suficiente e em qualidade resulta em inúmeros benefícios.
Apenas para listar alguns:
Melhora a aparência da pele do rosto;
Promove o relaxamento da musculatura do corpo, melhorando no transporte de nutrientes;
Proporciona bilho aos cabelos;
Melhora do humor;
Aumenta a disposição e rendimento;
Melhora o sistema imunológico entre outros.
Dormir bem não significa dormir muito, mas dormir o suficiente para não termos sono durante o dia seguinte.
Caso você tenha dificuldade para adormecer, procure um médico para identificar o problema.
Mas se você adormece naturalmente, desfrute deste prazer ao máximo. Dormir bem só faz bem!!!!
Este é o blog oficial da loja online de cosméticos e produtos de beleza Boutique dos Aromas (www.boutiquedosaromas.com.br). Aqui compartilhamos informações e dicas sobre beleza, cuidados pessoais e especiais, bem como bem estar físico e emocional. Nos acompanhe também na nossa página do Facebook (www.facebook.com/lavandaflor/) e receba dicas e novidades.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Dormir faz muito bem ao corpo
Marcadores:
cabelos,
cérebro,
depressão,
disposição,
dormir,
equilíbrio,
grelina,
hormônio,
imunidade,
imunológico,
mutrientes,
pele,
raciocínio lógico,
rendimento,
sono
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário